Transfer para chocolate: tudo o que você precisa saber

Transfer para chocolate é um item que não pode faltar entre os materiais de qualquer confeiteiro. Para quem não tem muita intimidade com o recurso e não conhece muito sobre ele, o transfer é uma folha de acetato com desenhos reproduzíveis e formados com manteiga de cacau e corante alimentício.

transfer para chocolate

O uso dele pode ser confundido com o blister, uma espécie de forma de PVC com desenhos impressos em sua superfície. Por isso, quando você desenforma o chocolate do blister, ele já sai com desenhos. Mas atenção: o desenho some a cada uso; portanto, é preciso refazê-lo a cada receita.

Continue lendo este artigo e saiba tudo sobre o transfer para chocolate. Chegou a hora de dar um toque final perfeito para as suas produções de chocolate.

De onde surgiu o transfer para chocolate

Como o nome já sugere, o transfer é um artigo da confeitaria utilizado para “estampar” chocolates. O conceito criativo veio do transfer de estamparias de artigos diversos e depois popularizou também na gastronomia.

chocolate com transfer aplicado

Hoje, é um dos itens preferidos de quem trabalha com doces, bolos e afins. Uma forma simples de identificar o resultado de um transfer de chocolate é observar aqueles desenhos fofos em chocolates, principalmente, para datas comemorativas, como páscoa, aniversário, chá de bebê, dia dos namorados, natal etc.

Embora haja confeiteiros com mãos, de fato, muito habilidosas, o transfer potencializa a decoração dos chocolates, facilitando também a escala de produção.

Quando você deve usar um transfer para chocolate

O transfer é usado especialmente para decoração de doces, como pão de mel, bombom, bolos, tabletes, alfajor, pirulitos de chocolate etc. Enfim, qualquer superfície de chocolate fica mais charmosa com o uso do transfer, afinal, quem usa o material dá um toque mais encantador para as suas produções.

transfer para chocolate

Com o transfer para chocolates, a probabilidade do desenho sair exatamente como você pensou é muito maior, pois a imagem pode ser replicada várias vezes no doce.

O transfer também é utilizado para personalizar doces de festas e chocolates em qualquer ocasião. O importante é surpreender convidados e presenteados.

Saiba como usar o transfer para chocolate de forma correta
Já pensou em fazer chocolates com logos, frases e desenhos diversos? Os seus clientes vão adorar e recomendar!

chocolate com transfer aplicado

O transfer para chocolate permite que a sua imaginação crie asas, basta ser criativo. Porque usar o transfer não é complicado, muito pelo contrário.

Vamos sugerir algumas técnicas para você usar o transfer em chocolates.

Escolha a que você mais curtir!
1. Coloque o transfer dentro do molde de chocolate: essa é uma das técnicas mais aplicadas por quem é chocolatiers e doceiros em geral. Você recorta a folha de transfer no tamanho adequado à forma, forra a forma com esse pedaço recortado e depois preenche com o chocolate preparado. Aguarde endurecer.

2. Coloque o transfer sobre o bombom pronto: a segunda técnica mais utilizada, principalmente em superfícies de chocolate mais planas. Comece cortando o transfer no tamanho um pouco maior do que o chocolate que você irá decorar. Logo que o seu chocolate (bombom, pirulito etc) estiver pronto, pincele um pouco do chocolate utilizado e em sua textura mais líquida sobre o chocolate já endurecido e coloque o transfer. Esse chocolate mais líquido é quem fará a vez de “cola” para o transfer. Após secar, pode retirar o transfer e se orgulhar pela decoração.

3. Faça placas de chocolate: mais uma técnica simples e versátil para utilizar o transfer para chocolates. Basta pincelar chocolate temperado sobre o transfer e, após secar, destacar o chocolate com recortador e moldá-lo no tamanho que você deseja para decorar cupcakes, bombons e outros.

4. Crie estampas personalizadas: na indústria alimentícia, é sempre possível encontrar recursos prontos, e isso não seria diferente com o transfer para chocolate. Mas saiba: você pode fazer o seu próprio transfer com desenhos originais. Misture manteiga de cacau com corante alimentício lipossolúvel até obter a cor que você deseja ter na decoração do seu chocolate e pinte uma folha de acetato com a estampa que você quiser. Logo que a manteiga estiver firme, você pode usar o novo transfer para suas receitas.

Agora que você sabe tudo sobre transfer para chocolate, temos certeza que as suas criações vão ficar ainda mais bonitas e deliciosas.

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.