Chocolates: saiba como guardar e manter a qualidade do produto

Armazenar materiais de produção e alimentos é uma das grandes dúvidas de quem trabalha com confeitaria, docerias e gastronomia em geral. O cuidado para conservar os produtos perecíveis chama atenção, principalmente, para o fator validade. Afinal, ninguém quer perder alimentos, porque isso também significa dinheiro.

como armazenar chocolate

Para ajudar você nessa missão, vamos começar destacando como você deve guardar chocolates, de modo a garantir sua validade e qualidade. Leia este artigo!

Como armazenar corretamente o chocolate

Porque se preocupar com o armazenamento correto de chocolates
Derivados do cacau, como o chocolate, são produtos altamente perecíveis. Especialmente aqueles recheados com frutas, massa ou licor de cacau. Algumas frutas têm o prazo de validade bem curto, já as barras que ficam em exposição nas prateleiras costumam ter validade de 2 anos.

guardar chocolate

É importante frisar que o produto perecível é aquele que tem curta durabilidade e se decompõem mais rápido se expostos a fatores, como: temperatura, umidade, pressão etc. E detalhe: o chocolate é sensível ao calor, à umidade e à luz.

Por isso, produtos perecíveis possuem uma legislação rigorosa que determina até mesmo o cuidado na operação logística e no controle de estoque. O objetivo principal é evitar problemas com a degradação dos itens.

chocolate validade

Logo, cuidados sanitários, com o manuseio e com a disposição no armazenamento são fiscalizadas em larga escala na indústria alimentícia.

Mas não é porque você não configura uma grande indústria alimentícia, que pode descuidar da conservação de um produto essencial para a sua confeitaria, que é o chocolate.

Afinal, um produto impróprio para consumo pode causar danos à saúde e provocar até a morte.

chocolate armazenar

Comprou chocolate e está estragado? Veja seus direitos
Se você adquiriu chocolate fora da validade ou percebeu que ele está impróprio para consumo, saiba que você não é o primeiro da lista.a passar por essa infelicidade.

Por vários motivos, incluindo a falta do hábito em verificar o prazo de validade dos produtos, é bastante comum o consumidor brasileiro comprar produtos em má conservação. Por isso, atenção ao que caracteriza produtos impróprios para consumo, de acordo com o § 6º do art. 18 do Código de Defesa do Consumidor – CDC:

§ 6º São impróprios ao uso e consumo:
I – os produtos cujos prazos de validade estejam vencidos;
II – os produtos deteriorados, alterados, adulterados, avariados, falsificados, corrompidos, fraudados, nocivos à vida ou à saúde, perigosos ou, ainda, aqueles em desacordo com as normas regulamentares de fabricação, distribuição ou apresentação;
III – os produtos que, por qualquer motivo, se revelem inadequados ao fim a que se destinam.

Em função disso, caso tenha comprado um produto nesse estado, a responsabilidade é dos envolvidos no fornecimento – fabricante, do produtor e do comerciante. Você, portanto, deve recorrer a eles para ter seu produto trocado por um nas devidas condições de consumo, no prazo de 30 dias. Caso a substituição não seja do seu interesse, você tem direito à restituição imediata da quantia paga pelo produto.

Como armazenar chocolate de forma correta

É fácil perceber quando o chocolate é armazenado de forma incorreta. Quando acondicionado em alta temperatura, uma cama fina e esbranquiçada é criada na superfície do chocolate. Embora não interfira no sabor, esse é um indicativo de que você não o estocou de forma adequada.

Por outro lado, se acondicionado em um lugar úmido, o chocolate pode ficar com uma superfície rugosa. Já em contato com a luz ou com o ar, a oxidação do produto é acelerada, decompondo mais rapidamente as gorduras e interferindo no sabor e até no aroma do chocolate.

Dicas para armazenar seu chocolate:

Agora que você está mais consciente sobre a importância do armazenamento correto do chocolate, vamos às dicas:

  1. Armazene o chocolate em local seco e escuro. O ideal é que fique em temperatura entre 12 e 20º;
  2.  Mantenha o produto bem embalado para que não entre ar, e nem tenha contato com a umidade e odores de outros alimentos;
  3.  Embora muita gente faça isso, guardar o chocolate na geladeira ou no freezer altera a qualidade do produto. Se o clima estiver extremamente quente, embale o chocolate em 2 sacos herméticos e o coloque na geladeira. Na hora de usá-lo, deixe-o de fora da geladeira por 2h para que ele adquira temperatura ambiente gradativamente.

como guardar chocolate

Como guardar as sobras de chocolate

Após preparar uma receita, sobrou chocolate? Saiba também como guardar as sobras!

Em caso de sobras de uma barra inteira, guarde o chocolate na própria embalagem, mas o proteja ainda mais com duas voltas de plástico filme e siga as dicas do tópico anterior.

Agora, se você não conseguiu vender todas as suas trufas e bombons de chocolate, aqui vão outras dicas para a sua doceria:
– proteja seus chocolates da luz e dos odores dos demais produtos (falamos disso anteriormente);
– evite choques de temperatura;
– você pode embrulhar material de chocolate em papel alumínio e armazená-lo dentro de um pote;
– chocolates puros podem ser guardados por até 3 meses;
– já os chocolates recheados podem ser conservados por 20 dias, e os trufados por 12.

Com essas dicas, você vai garantir durabilidade do seu produto, economia na produção e mais: qualidade. Aposte nisso e tenha sucesso com seus chocolates!

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.