O que é FAT BLOOM? – Chocolate esbranquiçado.

Já teve uma surpresa uma surpresa desagradável ao abrir a embalagem do chocolate? O chocolate ou cobertura está esbranquiçado! Já aconteceu isso com você? Isso é o chamado Fat Bloom.

chocolate fat bloom

Quando acontece o Fat Bloom?

O fat bloom vai ocorrer quando o chocolate não foi temperado corretamente.  Ou quando ele no seu armazenamento sofreu mudanças bruscas de temperatura. (Já falamos aqui sobre como armazenar corretamente o chocolate).

No estoque ou na gôndola de lojas: repare se os produtos estão em local fresco e sem tomar luz do sol diretamente antes de comprar!

chocolate com fat bloom

Durante o transporte: se carro está quente, por exemplo. Por isso, o ideal é fazer as compras em horários mais amenos e transportar o chocolate ou a coberturas sempre na frente, com o ar condicionado ligado. Evite levá-los no porta malas!

No próprio ambiente de casa: se o local em que o chocolate fica tem variação de temperatura. Por isso, o ideal é armazenar as coberturas e chocolates em local arejado e ao abrigo do sol!

O fat bloom não afeta o sabor do seu chocolate diretamente, mas ele não fica muito atraente, principalmente se acontecer em um confeito ou em um chocolate que não será derretido. Quando o mesmo ocorrer com barras de chocolate, basta derretê-lo e, no caso de chocolates nobres, fazer a temperagem para utilizá-lo normalmente.

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.