O que é Shiny Buttercream e Glossy Buttercream

Muitos leitores pedem que o nosso blog fale sobre buttercream. Chegou a vez dos pedidos serem atendidos. Esperamos que a curiosidade de vocês seja saciada.

E, para quem não sabe, buttercream é um tipo de cobertura americana de bolos. Traduzido livremente, buttercream é um creme de manteiga, que é misturado ao açúcar de confeiteiro. Ele costuma ter uma consistência mais firme e é muito usado para confeitar bolos e cupcakes.

receita buttercream

Como mais uma lenda da confeitaria mundial, diz-se que a origem do buttercream é de meados do século XVII. Apesar de ser considerada uma receita americana, não se tem certeza sobre o seu país de origem.

Mas não há problema. Como toda excelente receita, o buttercream foi incrementado ao longo dos anos e hoje temos o shiny buttercream e o glossy buttercream. É sobre esses dois buttercreams que iremos falar agora.

Porém, antes entenda mais sobre a tendência. Vem!

A tendência do buttercream

Mesmo após tantos séculos na confeitaria, o buttercream não perde o posto preferencial quando o assunto é cobertura de bolo. Ele dá suntuosidade e imponência para os bolos, ao mesmo tempo em que inspira delicadeza e suavidade.

Sabe qual foi o casal famoso que recentemente aderiu ao bolo com cobertura de buttercream? Nada mais, nada menos que o Príncipe Harry e Meghan Markle, Duque e Duquesa de Sussex.


(Bolo do casamento do Príncipe Harry e Meghan Markle)

Uma curiosidade sobre o bolo dos noivos: a escolha foi uma quebra de protocolo. O bolo de casamento da monarquia britânica é tradicionalmente de frutas secas e castanhas, decorado com pasta americana e glacê real, tal qual foi o bolo do Príncipe William com a Duquesa Kate Middleton.

Se até então, a cobertura já era um sucesso, imagine após o casamento real! O buttercream caiu nas graças e nos paladares das noivas de todo o mundo e hoje é considerada uma tendência sem prazo para sair do cardápio.

O que é shiny buttercream?

O shiny e o glossy buttercream são os cremes mais famosos da confeitaria. As técnicas para produção interferem na textura, na consistência e na aplicação como cobertura.

Shiny Buttercream receita

O shiny buttercream também é conhecido como glacê brilhante e é uma cobertura simples e rápida de fazer. Você vai perceber na receita abaixo.

shiny buttercream

Como fazer shiny buttercream

Chegou a hora de colocar a mão na manteiga e começar a fazer o seu shiny buttercream. Siga a receita!

Ingredientes:
400g de manteiga s/sal (gelada)
150g de açúcar refinado, confeiteiro ou impalpável
200g de chantilly sem bater (gelado)

Modo de fazer:
Retire a manteiga da geladeira 10 minutos antes de iniciar a receita. Assim, ela estará menos dura e em temperatura ambiente. Corte a manteiga em cubos. Com uma colher, misture o açúcar e o chantilly gelado até formar um creme homogêneo. Ligue a batedeira em velocidade baixa e acrescente a manteiga ao creme aos poucos. Aumente a velocidade da batedeira de forma progressiva e bata por 5 minutos ou até ficar firme. O creme solta da batedeira e não fica nada líquido. A superfície deve ficar bem lisa.

shiny buttercream

Fazer glossy buttercream é prático

O glossy buttercream é muito usado para dar uma percepção mais realista às decorações de bolos. Mas ele conta com outras vantagens: além de ter um tom mais brilhoso, ele é bastante resistente às altas temperaturas.

bolo unicornio

Veja a receita do Glossy Buttercream!

Ingredientes:
100g de água
8 claras de ovo
360g de açúcar refinado
800 gramas de manteiga sem sal, gelada e cortada em cubos

Modo de fazer:
Misture 300g de açúcar na água e leve ao fogo até atingir 120º. Paralelo a isso, bata as claras a 60g de açúcar na batedeira até adquirir um ponto firme. Acrescente, aos poucos, a calda na mistura da batedeira. Após misturar bem, leve o creme à geladeira por 30 minutos. Após isso, adicione a manteiga e bata na batedeira até atingir um ponto de creme homogêneo e firme. Se quiser, você pode adicionar 1 colher de essência para dar sabor ou corante após o preparo.

7 dicas para fazer o buttercream perfeito

Confira dicas e curiosidades sobre o modo de fazer o shiny e o glossy buttercream. Siga cada uma e deixe a sua confeitaria ainda mais perfeita!
Como o buttercream tem manteiga como base, ele pode não se adaptar bem ao calor. Por isso, é recomendado mantê-lo em ambiente climatizado.

Se você perceber, receitas europeias de buttercream são muito brancas. Isso se deve ao uso de gordura vegetal. Se você usar a manteiga comum, a cor será amarela, mas é normal. Inclusive, a buttercream americano possui coloração mais amarelada.

Opte por corantes em gel para colorir o seu buttercream. O ideal é sempre usar corante lipossolúvel e nunca hidrossolúvel.
É possível adicionar sabor ao creme de manteiga, mas cuidado com sabores à base de água. Afinal, trata-se de gordura, e água não se mistura.

buttercream colorido

Ele pode endurecer na geladeira, mas não tem problema. Basta colocá-lo na temperatura ambiente para começar a trabalhar na cobertura do bolo.
Não há problema em o buttercream talhar pouco tempo depois de bater.

O buttercream pode ser mantido por até 3 dias após, conservado em pote bem fechado.

Curtiu o nosso artigo? Amamos revelar dicas tão importantes para aprimorar a sua técnica de buttercream. Ouse e abuse do glossy e do shiny buttercream em seus bolos. E boas vendas! =)

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.