Corante Hidrossolúvel e Lipossolúvel: Aprenda a diferença entre os corantes

Quem é confeiteiro ou está querendo se aventurar pelo mundo das decorações de bolos, precisa saber diferenciar corante hidrossolúvel de corante lipossolúvel.

O conhecimento sobre corantes alimentícios, a princípio, é tão básico que pode parecer bobo. Mas os grandes confeiteiros do mundo discordam disso. É essa base que vai valorizar a decoração e diferenciar, também, um confeiteiro medíocre de um confeiteiro profissional e responsável.

corante alimenticio

Outra questão: quem acredita que o corante hidrossolúvel é igual ao corante lipossolúvel ignora as “magias” de uma excelente confeitaria. Cada produto deve ser usado de forma adequada, a fim de garantir a química e a coloração certas da decoração.

Neste artigo, você vai aprofundar mais sobre o tipo de cada corante e quando utilizá-los. Mas já adiantamos que a sua receita vai influenciar bastante na escolha ideal de corantes.

O que é corante hidrossolúvel?

Como o próprio nome é bem claro, o corante hidrossolúvel é o corante em pó que pode ser misturado em água até o confeiteiro obter o tom de cor desejada. O hidrossolúvel possui uma dissolução quase instantânea, por isso, facilita bastante o trabalho de confeitaria.

Aos confeiteiros que ainda não sabem manusear o corante alimentício hidrossolúvel, uma curiosidade: o corante em pó não apresenta uma consistência persistente e nem interfere no paladar.

Quando usar o corante hidrossolúvel?

Sabe as massas que levam mais água? Então, opte por corante hidrossolúvel para dar cor e deixar a sua criatividade fluir.

corante hidrossoluvel

O corante hidrossolúvel pode ser usado em pastas americanas, para misturar com chantilly, em cremes, em merengues e suspirors, em macarons e em gelatinas divertidas. As suas receitas vão ficar vibrantes. Aproveite!

O que é corante lipossolúvel?

Como você deve suspeitar, o “lipo” de lipossolúvel se refere a gordura. Logo, corantes lipossolúveis são diluídos em preparos com mais gordura.

Assim como o corante hidrossolúvel, o lipossolúvel também não acrescenta textura ou sabor à sua receita. Por isso, você pode usá-lo tranquilamente para deixar sua confeitaria ainda mais criativa.

Quando usar o corante lipossolúvel?

Já o corante lipossolúvel pode ser usado à manteiga comum, à manteiga de cacau, a chocolate. Por isso, é excelente para doces, como brigadeiros, por exemplo.

corante lipossoluvel

A porcentagem de mistura dos corantes mais vivos, como amarelo, azul, verde e vermelho, à manteiga de cacau é de 5%. Já o corante branco é 10% em relação à gordura. Logo, para 100g de manteiga, use 5g de corante. E assim por diante.

Você trabalha com compressor? Use e abuse de lipossolúvel. As suas receitas vão ficar ainda mais ricas.

7 dicas para usar corantes na confeitaria

Agora que você já sabe qual corante deve comprar para a sua receita, vamos às dicas para tirar o melhor proveito das misturas. Confira!

corante culinaria

1 – O corante em pó fica melhor para ser usado após ser passado pela peneira.
2 – Misture o lipossolúvel peneirado aos poucos à gordura.
3 – O tom do corante lipossolúvel misturado à gordura pode ficar mais vivo se misturado no mixer.
4 – Para produzir cores secundárias e terciárias, o ideal é misturar os corantes já diluídos.
5 – Já para suavizar tons, basta misturar o corante branco diluído.
6 – Faça a mistura de forma gradativa até chegar ao tom desejado. Isso serve também para quem deseja escurecer um corante.
7 – As cores tendem a mudar de tom após um tempo de descanso. Portanto, fique de olho na coloração enquanto você prepara a massa.

Definitivamente, a confeitaria nos convida a experimentar, ousar, brincar. Comece já a desvendar o mundo da confeitaria com a gente. Aguarde o nosso próximo artigo. Enquanto isso, comente e enriqueça este conteúdo. Até a próxima! =)

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.