O que é e onde utilizar o ganache?

A ganache é parte das boas receitas de doces, aquele creme cremoso feito com chocolate é irresistível e deixa qualquer prato ainda mais saboroso.
Porém, pode acreditar, mas muitas pessoas não sabem o que é a ganache ou a confundem com coberturas normais. Por isso, vamos mostrar a você o que é a verdadeira ganache, como fazer e como utilizá-la nas suas sobremesas. Confira!

O que é a ganache

Um creme cremoso que tem como sua base principal o chocolate e o creme de leite. Você pode ficar livre para decidir qual o tipo de chocolate, porém o meio amargo é um dos mais utilizados para dar um equilíbrio nas receitas que já são doces.

ganache

A consistência da ganache, ou seja, se você vai ter uma mais cremosa ou um pouco mais soft, quando não está dura, mas é mais consistente, depende de muitos fatores, como a quantidade de ingredientes proporcionais, temperatura e até mesmo o modo como você mexe a mistura enquanto está fazendo.

Dependendo do objetivo que você tem para usar a ganache é possível acrescentar um pouco de manteiga para que a mistura fique mais cremosa e com mais brilho também. No geral essa é a maneira usada para doces recheados como as trufas e recheio do meio de bolos. Mas se você quiser uma cobertura menos resistente essa também é uma boa maneira de usar a ganache no topo.

Onde usar a Ganache

Essa é uma pergunta muito fácil de responder já que ela pode ser utilizada em praticamente tudo, qualquer receita fica ainda melhor com ganache. Ela é ótima para recheios, coberturas, decorar cupcakes, recheio de trufas e muitas outras funcionalidades.
Você pode fazer sobremesas individuais, para grupos, e todos vão poder saborear esse creme tão versátil. Outros maneiras de como utilizar a ganache é no:
sorvete
mousse
fondue
recheio de tortas
bolos

A receita tradicional, como mostramos acima é simples e tem poucos ingredientes, sendo o chocolate o mais importante. Mas é possível também variar na composição e fazer ganache de nutella, de limão, chocolate branco, e vários outros sabores, tudo depende da sua criatividade e de como você vai utilizar essa mistura.

Receitas de Ganache

Agora é hora de colocar a mão na massa e ver como realmente é feita essa maravilha da confeitaria, veja como fazer a tradicional:
Ingredientes:

  • 300 gramas de CHOCOLATE MEIO AMARGO picado
  • 200 gramas (1 caixinha) de CREME DE LEITE

Modo de Preparo:
Derreta o chocolate no microondas ou em banho-maria, acrescente o creme de leite e misture bem. Mexa até que a mistura fique bem homogênea e então está pronta a sua ganache.
Cubra com um plástico e leve à geladeira por 1 hora ou até que fique firme (pastoso).

ganache de chocolate
Para uma versão mais líquida você pode acrescentar ao chocolate derretido uma colher de manteiga e o creme de leite em temperatura ambiente. Mexa bem e está pronta.

receita de ganache de chocolate
Essa mistura é a básica e você pode usar em qualquer receita que deseje.

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.