FLUXO DE CAIXA | Você sabe a importância dele para seu negócio?

Quando decidimos empreender, focamos muito no produto e na venda. Mas e a parte administrativa? É a boa gestão dela que vai fazer seu negócio durar. Por isso, hoje vamos falar sobre um dos pontos cruciais para começar a organizar o setor financeiro da sua empresa, mesmo que ela ainda seja bem pequena.

fluxo de caixa

O que é o Fluxo de Caixa?

É o controle de todas as entradas e saídas de dinheiro do seu negócio, seja do caixa, seja do saldo bancário. Isso te dá uma noção de tudo que você pagou, quanto recebeu, quanto vai pagar e quanto receberá. Com essas informações em mãos, você pode tomar decisões muito mais sábias se é um momento de investir ou se deve cortar custos, por exemplo. 🤑

Como funciona o Fluxo de Caixa?

Geralmente, ele é feito em uma planilha simples, para que você possa visualizar melhor todo o sistema. O ideal é que você preencha essa planilha com todas as entradas e saídas de dinheiro DIARIAMENTE. Esse processo é chamado de “movimento de caixa”. Pode até parecer chato ou desnecessário, mas acredite, essa planilha financeira será sua grande aliada.

Para que nada passe despercebido na hora de preencher sua planilha, crie uma pasta (física ou no computador) com todos os comprovantes, recibos e anotações de encomendas realizadas.

Como montar sua Planilha de Fluxo de Caixa?

Observe o exemplo abaixo:

fluxo de caixa modelo

Receitas ou Entradas: o quanto você recebeu de pagamento dos clientes com as vendas, através de dinheiro, cartão, cheque, etc.
Despesas ou Saídas: é aqui que você vai listar todos custos para manter o seu negócio. Exemplos: porcentagem da conta de água que você utiliza para trabalhar em um dia, porcentagem da conta de luz que você usa por dia, porcentagem do gás, ingredientes comprados naquele dia, etc. Você pode fazer o cálculo dessas porcentagens por dia ou somente colocar o valor da porcentagem mensal no dia de pagamento da conta de luz.

Lucro/Prejuízo: é o resultado do total de receitas menos o total de despesas (entradas – saídas). Se esse resultado é positivo, temos lucro. Se for negativo, significa que você teve prejuízo.
Saldo Inicial: é o quanto temos de dinheiro no início do dia.
Caso você esteja começando agora, trata-se do valor total que você possui em caixa no início, podendo ser até o dinheiro inicial que você usou para comprar os ingredientes, por exemplo.

Acumulado: é o saldo final que conseguimos saber ao somar o saldo inicial com o lucro/prejuízo final de cada dia. Ou seja, você tinha X reais no início do dia, depois pagou algumas coisas e recebeu pagamentos do que você vendeu. Sobrou algum dinheiro? Esse é o saldo do dia. Faltou dinheiro? Quer dizer que nesse dia, você investiu mais do que vendeu. Mas não se assuste, há aqueles dias de compras de ingredientes, por exemplo, e há os dias das entregas, em que você vai receber. Então há dias positivos e dias negativos, o importante é que ao fim do mês, isso tenha compensado e gerado lucro.

Na imagem acima, você vê uma planilha diária, ela serve para nortear o preenchimento da planilha mensal e anual, também.

Quer um exemplo de Planilha de Fluxo de Caixa?

Fizemos um modelo prontinho pra ajudar vocês! Ao preencher as entradas, saídas e saldo inicial, os demais valores já vão ser calculados automaticamente. Para baixar basta clicar no ícone abaixo:

botao baixar aqui

Para baixar basta após clicar o link, clicar em baixar, conforme a foto abaixo:

Clique aqui para baixar a planilha.

Você também pode gostar!

2 respostas para “FLUXO DE CAIXA | Você sabe a importância dele para seu negócio?”

  1. Olá, gostaria de parabenizar o lindo trabalho.
    Gostaria de baixar a planilha de fluxo de caixa, porem não estou conseguindo. Poderia me ajudar ou me enviar por email? GRATA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.