Açúcar de confeiteiro – Saiba tudo sobre ele

Quando falamos em doces logo pensamos em açúcar e um tipo é ainda mais usado, o açúcar de confeiteiro, que como o próprio nome já diz é muito utilizado nas cozinhas de confeitaria.

Mas como existem diversos tipos de açúcares, existem também muitas dúvidas sobre esse tipo específico, principalmente fazendo uma confusão dele com o açúcar impalpável, que também é utilizado para os doces e bolos.
Quer aprender mais sobre o açúcar de confeiteiro, onde comprar e a diferença dele para os outros? Continue lendo e confira!

acucar confeiteiro

O que é o açúcar de confeiteiro

Um tipo de açúcar branquinho, quase parecendo uma farinha, esse é o açúcar de confeiteiro, muito usado em receitas como caldas, massas e na decoração de bolos, tortas e outros alimentos. Ele é facilmente dissolvido e por causa disso é um dos preferidos da cozinha das confeitarias.

Ele é o mais recomendado para a produção de glacês, chantilly, coberturas e outras formas de uso que não precisam de ir diretamente ao fogo.

É o mesmo que açúcar impalpável?

A grande dúvida, até mesmo dos confeiteiros mais experientes é se ele é o mesmo que açúcar impalpável, já que é comum algumas marcas venderem com o nome de açúcar de confeiteiro impalpável.

Mas a verdade é que existem algumas diferenças entre eles. Primeiro em sua composição, já que o impalpável possui amido de milho. O grão também é diferente, o do impalpável é mais fino, o que faz com que ele também seja mais soltinho do que o de confeiteiro, devido a presença do amido de milho.

Uma boa vantagem do açúcar impalpável é que ele não empelota, então pode ser usado em uma maior variedade de receitas, assim ele é ótimo para ser usado nas massas, glacês e outras receitas desse tipo.

Onde encontrar o açúcar de confeiteiro

O açúcar de confeiteiro é encontrado em supermercados e lojas de confeitaria. Porém, nos supermercados pode ser mais difícil de encontrá-lo puro. Por isso, vá direto nas lojas especializadas para não perder a sua viagem.
Inclusive, nas lojas especializadas é possível comprar pacotes com mais quilos de açúcar e assim pode render por mais tempo e você não precisa ficar comprando sempre que for usar.

acucar confeiteiro

Posso fazer em casa o Açúcar de Confeiteiro?

Existem algumas receitas para que você faça o açúcar impalpável em casa e assim use ele nas receitas quando não conseguir comprá-lo. E para isso você não precisa de comprar apenas para fazer uma receita rápida.
Mas para isso você precisa de ter em casa açúcar de confeiteiro e amido de milho.

Coloque no liquidificador um xícara de açúcar de confeiteiro e misture com duas colheres de amido de milho. Bata tudo na velocidade média até que fique bem fininho.

Depois é só usar nas suas receitas tranquilamente.

Onde usar o açúcar de confeiteiro

Como falamos, esse açúcar é muito utilizado nas coberturas, chantilly e em receitas que não vão ao fogo. Você também pode aproveitar para colocar em biscoitos, por cima de bolos, brownies, ou decorar sobremesas diversas.

Você sabe mais usos para o açúcar de confeiteiro? Deixe um comentário!

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.