Finanças para confeiteiro: 6 dicas para cuidar do seu dinheiro!

Falar sobre finanças é importante para qualquer empreendedor, e para o confeiteiro isso não é diferente. Afinal, para se ter um  negócio de sucesso vendendo doces é preciso  ter controle financeiro, saber o que é fluxo de caixa, precificar os produtos, entre outros assuntos relacionados a dinheiro e finanças.

Para muitas pessoas esse pode ser um ponto complicado, afinal, o brasileiro não tem uma base ampla sobre educação financeira. Por esse motivo muitos negócios acabam falindo antes mesmo do primeiro ano de funcionamento.

Neste artigo vamos ensinar algumas dicas simples, de finanças para confeiteiros que qualquer pessoa pode adotar em seu negócio para ter um bom controle financeiro.

1- Controle de gastos

Ao iniciar um negócio, principalmente em casa, pode ser que se confundam as finanças do seu negócio com as da casa. Isso fica ainda mais complicado quando estamos falando de confeitaria, pois um dos grandes erros é a mistura de ingredientes de casa, de uso diário, para fazer seus doces.

Por isso, desde as primeiras encomendas, é necessário que você já tenha uma planilha separada com todos os gastos. E mais do que isso, é preciso que você separe bem os ingredientes e produtos que serão utilizados na produção dos doces, dos ingredientes da sua casa, pois só assim vai conseguir determinar o valor gasto na sua produção.

Tendo controle dos gastos você entende quanto de lucro realmente o seu negócio está dando, por isso, é indispensável anotar tudo e no fim do mês somar o que entrou e o que saiu no caixa da empresa.

2-Defina os gastos fixos

Todo negócio tem gastos fixos, como aluguel, água, luz, funcionários, e os gastos variáveis que podem não ser necessários todos os meses. Sendo assim, você precisa ter uma lista com esses itens separados. Afinal, no geral, o fixo é sempre o seu maior gasto. Sabendo isso, você consegue ter em mente quanto precisa faturar, no mínimo, por mês.

Entre os gastos fixos estão:

  • Aluguel
  • Funcionários
  • Gastos com água, energia elétrica

Apesar de que a conta de energia elétrica pode varia de mês a mês, você pode fazer uma média de quanto é gasto e já incluir isso.

Sabendo quais são seus gastos fixo é possível ter uma base de quanto é necessário faturar em um mês para cobrir os fixos + variáveis. A dica aqui é anotar tudo também!

3- Faça uma reserva

Sua confeitaria está começando a dar lucro? Então comece a economizar e fazer uma reserva de emergência. Como o próprio nome já diz ela deve ser usada em emergências. Ou seja, pode te ajudar a continuar tendo um negócio saudável mesmo nos meses de poucas vendas.

Mas, não confunda a reserva com um dinheiro extra, só use em caso de emergências mesmo. Por exemplo, um mês que o lucro foi menor do que o esperado, mas ainda assim deu lucro não há necessidade de usar a reserva de emergência.

4- Tenha um salário

Não é porque você é dono do seu negócio que pode ficar tirando quanto desejar de dinheiro das contas da confeitaria. Para resolver isso, coloque uma meta de salário para você receber e mantenha o seu padrão dentro desse salário.

Conforme o negócio for crescendo você pode aumentar o seu salário, mas sempre visando a boa saúde financeira do negócio.

finanças na confeitaria5- Reinvista no seu negócio

O mercado está sempre mudando e por isso é preciso estar por dentro das novidades e procurar aplicar isso dentro do negócio. Por isso, uma parte do seu lucro precisa ser utilizada para reinvestir na própria empresa.

Não tenha medo de investir na empresa, principalmente se as coisas estiverem indo bem. Quanto mais investir, mais lucro pode ter. Mas faça isso de maneira responsável.

6- Contrate uma contabilidade

Essas foram algumas dicas simples de finanças para confeiteiros. Mas se você não se dá bem com essa parte o mais recomendado é contratar um profissional que possa te ajudar nisso. Um contador ou uma empresa de contabilidade te ajudará nas questões de impostos e a controlar a saúde financeira da sua empresa.

 

 

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.