Corante para Chocolate: Aprenda como usar!

Quando se está trabalhando com doces e chocolates, a aparência é importante, principalmente quando se fala de decoração dos doces. E algo que gera dúvidas é sobre como tingir o chocolate, qual o melhor corante e como aplicar a técnica correta.

Neste artigo vamos ensinar a maneira certa de usar corante para chocolate e dicas para não danificar o seu produto. Continue lendo e confira!

corante para chocolateQual corante usar?

Antes de mais nada é preciso saber bem qual o corante usar na hora de tingir o chocolate, pois se ele tiver base de água pode danificar toda a receita, já que vai endurecer o chocolate.

Os corantes a base de água são hidrossolúveis, ou seja, dissolvem em água. Para usar no chocolate o recomendado são os corantes lipossolúveis, ou seja, dissolvidos em gorduras.

No caso do chocolate o indicado é o corante lipossolúvel. Existem diversas marcas e cores, então você tem muitas opções e escolha para deixar os seus doces com decorações mais atraentes.

corante alimentícioComo usar o corante no chocolate

Primeiramente, o melhor chocolate para ser tingido é o branco. Você pode até tentar tingir o chocolate marrom ou preto, mas não vai ter um cor vibrante. O máximo será uma derivação de marrons e cores escuras.

Já com o chocolate branco é possível ter uma infinidade de cores e tudo isso sem alterar a textura e o sabor. Por isso é tão importante que se utilize de um corante para chocolate feito especialmente para essa finalidade. Agora vamos a parte prática de tingir o chocolate

  1. Comece derretendo o chocolate, pode ser em banho maria ou no microondas
  2. A temperatura do chocolate deve seguir a receita que você estiver fazendo. Utilize um termômetro para te ajudar.
  3. Retire o chocolate do microondas, ou do fogão, coloque duas ou três gotas do corante e então misture  bem. É necessário ir misturando com calma para que chocolate continue na sua consistência.
  4. Pronto, agora o chocolate já está tingido e você pode usar na sua receita de acordo com as instruções de preparo.

Cores obtidas com o corante de chocolate

Acertar nas cores na hora de usar o corante de chocolate também pode ser uma dúvida, afinal, quantas gotas usar, quais cores misturar? Se essa também é sua dúvida, pode ficar tranquila, pois vamos mostrar quais as principais cores e o que fazer para chegar nelas.

  • Para ter um verde escuro: combine 3 gotas de corante verde e 1 ou 2 de amarelo
  • Ferrugem: combine 3 gotas de laranja e 1  de vermelho e um pouco de chocolate marrom;
  • Azul-marinho: combine 2 gotas de corante vermelho com 5 gotas corante azul;
  • Bordeaux: combine 5 gotas de corante vermelho com um pouco de corante preto;

O segredo é fazer as combinações aos poucos, primeiro coloque as cores que são em maior quantidade e depois vá acrescentando aos poucos algumas gotas do outro corante até chegar na tonalidade desejada. Fazendo assim, as chances de errar são menores.

Além disso, é possível descobrir novas opções de cores.

Onde encontrar corantes?

Os corantes para chocolate são vendidos em lojas de produtos de confeitaria e são fáceis de serem encontrados. Os preços são variantes, por isso, é preciso conferir em sua região, pois podem variar de cidade para cidade.

Aproveite essa dica e comece a deixar seus doces e sobremesas além de gostosos mais bonitos!

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.