Aprenda como calcular valor de venda dos doces!

Ao vender doces uma dúvida que surge é por quanto eles devem ser vendidos. Afinal, é preciso levar em consideração o valor dos ingredientes e também o lucro que se quer obter com a venda deles. Como muitas pessoas podem ter dúvidas sobre como calcular o valor de venda dos doces, vamos mostrar como esse cálculo pode ser feito para se ter qualidade e lucro.

Continue lendo e confira como fazer!

Valor dos ingredientes

A primeira coisa que deve ser feito é saber o valor exato de cada um dos ingredientes utilizados, pois é preciso saber calcular o valor individual de cada doce. Só depois disso é que o valor de venda é calculado.

Uma dica importante e que ajuda a diminuir o valor final dos ingredientes é buscar por lojas que vendem por atacado. Uma vez que comprar em quantidade maior pode ser mais vantajoso e ter preços melhores.

Anote o valor  e a quantidade de cada ingrediente comprado, lembre-se de anotar todos, até mesmo aqueles que são usados em pouca quantidade.

Outro coisa muito importante é separar os ingredientes utilizados na produção dos doces dos ingredientes da sua casa. Por isso, nada de usar um pouquinho da açúcar ou do leite da sua casa nas receitas, pois isso dificulta o cálculo do que foi gasto.

Valor de cada doce

Com o valor detalhado dos ingredientes agora é a hora de calcular quanto custa cada doce produzido.

E não é apenas os ingredientes que devem entrar nessa conta, outros fatores devem ser lados em conta no cálculo como: gastos com luz, água, gás e a sua mão de obra.

Calcule o valor do ingredientes para fazer uma receita e divida pela quantidade de doces obtidos. Por exemplo, se você gastou 12 reais para produzir 25 brigadeiros, o valor de cada um é de R$0,48, ou seja 12/25=0,48.

Sabendo o valor individual dos doces acrescente 10% para os gastos de luz, água e gás.

Já a sua mão de obra pode ser acrescentado de 20% a 30% sobre o valor de cada doce. Há quem acrescente 1 real a cada doce produzido para calcular a sua mão de obra também. Qualquer uma dessas formas possibilita que você tenha lucro nas vendas desses doces.

Lembrete: Na hora de calcular os ingredientes não esqueça de colocar embalagens e forminhas na conta. 

calcular valor de venda dos docesPesquisa de mercado

Fazer uma pesquisa de mercado e saber por quanto os seus concorrentes estão vendendo os doces também ajuda a definir o valor que você vai cobrar para vender.
Afinal, é preciso estar alinhado com o mercado para vender seus doces, eles não podem estar muito acima do valor vendido pela maioria, nem muito abaixo.
Levando em consideração todos o cálculos que mostramos acima com certeza você conseguirá vender os doces na média do mercado e ainda ter lucro.

O mais importante é ter uma organização perfeita, pois é o primeiro passo para que tudo saia conforme planejado e sem dores de cabeça, e principalmente, sem ter prejuízos na sua linha de produção.

Reajuste

Periodicamente é preciso que você refaça o cálculo que mostramos acima, pois os ingredientes sofrem alteração de preços, acima como os outros serviços utilizados. E esse reajuste deve ser feito também nos doces.

Não é necessário fazer esse cálculo todos os meses, mas pelo menos de 6 em 6 meses é o mais recomendado.

Com essas dicas com certeza vai ficar mais fácil saber como calcular o valor de venda dos doces.

Se ainda tiver dúvidas com os cálculos nos deixe um comentário que iremos responder brevemente.

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.