Tipos de Bicos de Confeitar- Saiba o que toda confeiteira precisa!

Os bicos de confeitar são um acessório muito útil para a confeitaria, pois auxiliam na finalização e modelagem de diversos produtos. E no mercado existem dezenas de opções, no mais variados formatos e tamanhos. Se você quer entender melhor sobre os tipos de bicos de confeitar, nesse artigo nós vamos explicar tudo o que você precisa saber.

Continue lendo e confira tudo!

bicos de confeitarO que são bicos de confeitar?

Os bicos de confeitar são utilizados para ajudar a modelar, decorar e fazer o acabamento de diversos alimentos como doces, bolos, tortas, cupcakes, etc.

Com esse acessório fazer finalizações, recheios e coberturas muito mais rapidamente e também muito mais bonitos.

Existem centenas de tipos de bicos de confeitar e a escolha de cada um deles influencia no resultado final da cobertura.

Tipos de bicos de confeitar

Os tipos de bico de confeitar são muitos e a escolha deles é o que determina o formato da cobertura. Tem bicos retos, redondos, em formato de flor, entre muitos outros.

Além disso, um mesmo tipo de bico de confeitar pode ter diversos tamanhos  e que são escolhidos de acordo com a necessidade do confeiteiro.

Existem dois tipos de materiais com os quais eles podem ser fabricados, inox ou de plástico. Sendo que o de inox possibilita um acabamento mais preciso e delicado, enquanto o de plástico é um pouco mais grosseiro

Marcas

Muitas marcas de produtos para confeitaria já fabricam os bicos de confeitar, possibilitando assim encontrar esse produto com diversos valores no mercado.

Algumas marcas se destacam mais por estarem a mais tempo fabricando esse produto, como é o caso da Wilton e Mago, que são as mais famosas.

Modelos de bicos de confeitar

Agora vamos ao modelos de bicos de confeitar para que você entenda cada um deles e sua funções.

  • Perlê: O mais comuns dos bicos de confeitar é esse modelo que possui um formato arredondado. Por isso é muito utilizado para escrever no bolo e também para rechear cupcakes e bolos.  Também é bom para fazer pontos e linhas.
  • Pitanga aberta: Como o nome sugere esse tipo de bico é ótimo para os desenhos de flores, estrelas e conchas.
  • Pitanga fechada: Esse tipo é similar ao anterior, mas mais fechadinho do que o anterior. Possibilita uma infinidade de desenhos dependendo da posição em que é posicionado.
  • Serra: Um dos tipos de bicos de confeitar que fazem sucesso nas decorações criativas. Eles podem ser lisos ou serrrilhados, possibilitando fazer fitas, laços e o que mais a imaginação permitir.
  • Pétalas: Esse bico de confeitar consegue proporcionar delicadeza única ao acabamento. Com ele é possível fazer toda a flor pétala por pétala.
  • Bico folha: usado para colocar folhas sobre os bolos ou cupcakes.
  • Bico flores: Ao contrário do de pétalas nesse é possível fazer flores inteiras.
  • Bico babado: Utilizado principalmente em bolos para fazer os babados ao redor dele. É um dos mais populares também.

modelos de bicos confeitar

Quais bicos de confeitar comprar?

Se você é uma confeiteira em início de carreira e ainda não tem bicos de confeitar a aposta é nos clássicos, pois apenas com eles você já consegue fazer belos acabamentos.

Mas, o bom é que você tenha um pouco de cada tipo, mesmo que não seja em todos os tamanhos disponíveis, mas quanto mais variedade você tiver, mais opções de desenhos e de decorar seus bolos e cupcakes você tem.

De plástico ou inox?

Os bicos de confeitar de inox, se bem lavados e armazenados podem durar por muitos anos e são capazes de dar um acabamento mais delicado aos bolos.

Os de plásticos podem durar muito tempo e não correm o risco de enferrujar.

Sendo assim, a escolha vai depender do seu gosto pessoal e busca por praticidade. Inclusive, ter as duas opções é uma boa alternativa para ir alternado o uso nos bolos.

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.