Brigadeiro Gourmet – Guia Completo

O brigadeiro é sem sombra de dúvidas o doce mais famoso do Brasil, de preparo simples, ao longo dos anos foi se tendo sua receita adaptada, ganhando novos sabores e até mesmo ingredientes mais nobres, que o tornaram o que chamamos hoje de brigadeiro gourmet.

Se você ainda está começando no mundo da confeitaria pode ter algumas dúvidas a cerca desse doce e o que torna um produto, além de saboroso, bem rentável.  Neste artigo vamos esclarecer tudo sobre esse doce. Confira o que você vai aprender:

[toc]

Onde surgiu o Brigadeiro

Além de ser um dos nossos doces mais famosos, o brigadeiro também foi criado aqui no Brasil, a data cerca é incerta, pois acredita-se que antes mesmo desse nome ele já era produzido, uma vez que o leite condensado já existia desde a década de 20.

Mas, segundo a versão mais famosa, o doce surgiu no Rio de Janeiro, no ano de 1946, quando Heloísa Nabuco de Oliveira, apoiava o Brigadeiro Eduardo Gomes, como candidato à presidência. Com isso, ela criou um doce, feito com leite condensado, manteiga, chocolate e ovos, e nomeou com a patente militar (brigadeiro) do seu candidato favorito.

Independente de essa ser a verdadeira história, o que realmente sabemos é que o doce se popularizou e ganhou o país todo,  onde é frequentemente presente em festas de aniversário, como um dos principais docinhos.

O que é brigadeiro Gourmet

Assim como a primeira receita de brigadeiro, que incluía ovos e que não são utilizados na receita atual.  Os ingredientes foram mudando ao longo do tempo, alguns foram substituídos por outros mais nobres, daí surgiu o brigadeiro gourmet.

Ele nada mais é do que o brigadeiro preparado com ingredientes nobres, desde o leite condensado, ao tipo de manteiga e também o chocolate escolhido. Além disso, foram acrescentados sabores além do tradicional de chocolate, com a mistura de coco, avelã, leite ninho, chocolate branco ou amargo, entre outros. Hoje em dia existem uma dezenas de sabores de brigadeiro gourmet que fazem a alegria dos amantes desse doce.

informações brigadeiro

Qual a diferença do Brigadeiro comum e do Gourmet

De modo geral, e simplificado, a diferença está nos ingredientes e no modo de preparo do doce. Para que um brigadeiro seja considerado como gourmet de verdade, ele precisa ter ingredientes de primeira qualidade, um puro cacau, ou chocolates importados, como o belga, manteiga de boa qualidade, etc.

Os confeitos para finalizar, também são de qualidade superior, pois o chocolate granulado comum dos supermercados pode apresentar uma taxa elevada de açúcares, o ideal são os confeitos com maior porcentagem de chocolate.

Ingredientes do Brigadeiro Gourmet

O brigadeiro comum, na maioria dos casos leva apenas 3 ingredientes, leite condensado, manteiga (margarina) e chocolate em pó (achocolatado.  Mas quando falamos no brigadeiro gourmet é preciso seguir a risca os ingredientes indicados na receita, pois são eles que vão proporcionar a textura e consistência que o doce vai ter.

Por exemplo, não adianta usar um chocolate importado, se no lugar de margarina usou a manteiga, a consistência não será a mesma, pois são ingredientes diferentes e que não podem se substituir.

Sabendo disso, listamos os principais ingredientes, e que estarão presentes em quase todas as receitas de brigadeiro gourmet:

Leite Condensado: O principal ingrediente de qualquer brigadeiro. Nesse caso, observe a quantidade indicada na receita. E procure utilizar sempre as marcas de melhor qualidade.
Chocolate: De preferência um chocolate importado, como o belga, ou algum nacional de primeira qualidade. É muito importante escolher um bom chocolate, pois o seu sabor predomina no doce, então, ao usar um chocolate de má qualidade, toda a receita pode dar errada, e não será considerado gourmet.
Manteiga: É necessário utilizar a manteiga de boa qualidade e em hipótese alguma você pode substituir por margarina.
Confeitos: Importantes para finalizar o brigadeiro, também precisam ser de boa qualidade. (Aproveite e conheça nosso guia de confeitos para Brigadeiro Gourmet)

Esses são os principais ingredientes e que sempre estarão presentes na receita de brigadeiro gourmet, mas além deles outros são acrescentados de acordo com o tipo de receita que você for fazer.

Utensílios para o brigadeiro

Usar os utensílios certos também são necessários para que o brigadeiro gourmet tenha o resultado esperado. Entre eles:

Panela de fundo grosso: Fazer o brigadeiro não é apenas colocar os ingredientes na panela e então mexer. As panelas precisam ter o fundo grosso, pois não vão esquentar rápido demais e assim não corre o risco de queimar o brigadeiro. Além disso, evite as panelas de alumínio, pois podem deixar o doce com gosto de queimado no fundo.
Medidor: Para colocar as medidas exatas da receita. Pois, colocar menos ou mais do que o recomendado pode prejudicar a receita.
Espátula: A espátula de silicone são mais higiênicas e fáceis de limpar, além de não soltar resíduos na panela.
Sabores mais vendidos de brigadeiro gourmet

Apesar de ter uma dezena de sabores de brigadeiro gourmet, alguns são os mais famosos e por isso são os principais nas vendas. Entre os sabores mais vendidos estão:

brigadeiro de leite ninho
brigadeiro de Nutella
brigadeiro de morango
brigadeiro de Oreo
brigadeiro de churros
brigadeiro de doce de leite
brigadeiro de paçoca
brigadeiro de coco
brigadeiro de limão siciliano
brigadeiro Romeu e julieta
brigadeiro de ovomaltine
brigadeiro de capuccino
brigadeiro de nozes
brigadeiro de caramelo
brigadeiro de brownie
Dicas para o brigadeiro perfeito

Apesar do preparo do brigadeiro ser bem simples, existem algumas dicas para não errar no ponto e na textura do brigadeiro. Algumas são bem simples, mas que as vezes passam batidas.

O ponto do brigadeiro é quando começa a desgrudar da panela, ainda assim, para ter certeza de que está no ponto certo e que, depois de esfriar, ele vai estar no ponto de enrolar, você pode inclinar a panela e ver se ele está desgrudando de todas as laterais e do fundo. Depois disso, desligue o fogo, mexa por cerca de mais 1 minuto e então vire em uma tigela. Lembrando que  o brigadeiro deve ser feito sempre em fogo baixo para evitar de que ele queime.


Caso você se esqueça de conferir o ponto e o brigadeiro fique muito duro, acrescente um pouco de leite e misture até ter o ponto certo.
Para as bolinhas, unte sua mão com margarina, assim elas vão deslizar mais facilmente e ficarão perfeitamente redondinhas.
Como armazenar o brigadeiro

O modo de armazenar os brigadeiros é muito importante, tanto para o transporte, em caso de encomendas, quanto para a exposição durante as vendas.

Posso congelar o brigadeiro gourmet?

Se você for fazer grandes quantidades de brigadeiro, não precisa se preocupar em perder eles, caso não consiga vender todos. Eles podem ser congelados, e de maneira correta duram por até 3 meses.

Para congelar você pode fazer o brigadeiro normalmente e depois passar plástico-filme ou colocar em marmitinhas de alumínio próprias para doces. No dia que for usar os brigadeiros, retire do freezer cerca de 1 hora antes da entrega. Não mexa nos brigadeiros para que eles não fiquem suados e assim atrapalhe a textura. Quando estiverem totalmente descongelados, verifique se as forminhas estão secas, caso tenham molhado, basta substituí-las.

Embalagens para brigadeiro

Existem diversas embalagens vendidas propriamente para guardar brigadeiros, as marmitinhas de alumínio, que citamos acima e que são muito usadas como lembrancinhas de festa. Além delas, tem as caixas de papelão, com diversos tamanhos, e até mesmo as caixas de ovos podem ser utilizadas para colocar os brigadeiros.

No caso de escolher as caixas de ovos, você deve comprar caixas novas, que são encontradas em lojas próprias para coisas de festa. Nessas lojas existem uma variedade enorme de embalagens para colocar os brigadeiros.

O mais importante é que eles fiquem em locais que não sejam úmidos ou quentes para não danificar a textura.

Como começar a vender os brigadeiros gourmet?

Começar um negócio de brigadeiro gourmet não é tão complicado, pois no começo você pode usar a sua própria cozinha, e conforme for aumentando suas vendas e encomenda ter seu próprio espaço.

Mas para que seu negócio der certo e realmente se torne lucrativo é preciso que você sempre se lembre de algumas coisas como:

Separe os ingredientes da sua casa, dos ingredientes do brigadeiro. Isso é essencial para que você saiba exatamente quanto gasta na sua produção e saiba se está dando lucro.
Você precisa ter os utensílios certos para produzir os brigadeiros, mesmo que comece com uma produção mais caseira.
Lembre-se que está montando um negócio, uma empresa, então não trate como um hobby e a leve a serio, fazendo controle de estoque, caixa, e outras questões administrativas.
Onde vender?

Os brigadeiros gourmets podem ser vendidos sob encomenda, em lojas ou até mesmo diretamente na sua casa. Para isso, é muito importante investir em uma boa divulgação, aposte nas redes sociais, no boca a boca, em todas as formas das pessoas saberem sobre o seu produto. Pois, mesmo ele sendo de qualidade é preciso que as pessoas o conheçam para comprar.

Preço?

O preço de venda dos brigadeiros pode variar de cada confeiteira, pois esse valor está diretamente ligado aos gastos com os ingredientes e também com a mão de obra.

Para conseguir precificar você precisa ter tudo anotado, quanto gastou de ingrediente em cada receita, qual o valor da sua hora de trabalho e ainda acrescentar entre 20% a 30% a mais para ser o valor de lucro. Como em cada região o valor dos ingredientes é diferente, o valor de venda dos brigadeiros também vai ser.

Como aprender a fazer Brigadeiro Gourmet e ter sucesso?

Com o curso de Brigadeiro Gourmet do Mundo dos Doces você aprende técnicas e receitas especiais para aprender a fazer brigadeiro gourmet e lucrar muito.

Se você quer investir nesse negócio, essa é a sua oportunidade. Além de um curso completo com mais de 30 receitas e técnicas explicadas passo a passo, em vídeo. Você ainda recebe bônus exclusivos para te ajudar a aperfeiçoar.

Clique aqui e veja como se tornar uma aluna e ter sucesso vendendo brigadeiro.

Você também pode gostar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.