Bem casado – Tudo sobre ele

bem casado

Algo que tem em todo casamento é o bem-casado, um doce que no geral é servido na saída da recepção como uma lembrança dos noivos e como sinal de que se espera que esse casamento seja feliz e próspero.

Esse doce é muito famoso no Brasil e em Portugal, e pode ser feito de duas maneiras principais, com doce de leite ou baba de moça. Depende da região onde ele é feito.

bem casado

Muito simples de ser feito, tem uma alta demanda de saída, afinal, todo casamento que queira manter a tradição sempre tem bem casado para os convidados.

Por isso, confeiteiras que aprender a fazer esse doce, conseguem ter um negócio lucrativo, principalmente se souber trazer novidades e diferenciais aos seus clientes.

Quer saber tudo sobre o bem casado? Continue lendo que vamos te ensinar.

Origem

O bem casado é um doce português, mas que veio para o Brasil há mais de um século e até hoje é muito popular, afinal, um casamento bem feito tem bem-casado no final.

De maneira simbólica, o bem casado representa a união de duas pessoas, afinal é feito de duas partes de pão de ló e uma parte de doce de leite para os unir. Além disso, acredita-se que oferecer esse doce ao final do casamento simboliza prosperidade e felicidade nessa nova união que está se formando.

A lenda diz ainda que todos aqueles que comem o bem-casado tem a mesma sorte que os noivos desejam. Por isso, antes de dar a primeira mordida, vale a pena fazer um pedido.

Sendo lenda ou não a verdade é que todos os casamentos precisam ter bem casados, mesmo se não tiver uma festa de recepção, muitos casais distribuem esse doce na porta da igreja para os seus convidados.

Bem casado é só em casamento?

Apesar do mais popular e conhecido evento com bem-casados serem os casamentos, esse doce também está presente em outros eventos. Alguns até mudam o nome dependendo da ocasião. Mas o modo de fazer é praticamente o mesmo e em cada momento ele possui um significado especial.

  • Lembrancinha de nascimento: Dar as boas vindas ao bebê desejando-lhe vida feliz e saúde;
  • Recepções corporativas: Prosperidade e fortuna
  • Festa de debutante: Para compartilhar a juventude eterna
  • Festas de Aniversários em geral: Para comemorar os anos bem-vividos
  • Bodas de casamento: Para compartilhar a união feliz e o amor eterno.

Principais sabores de bem casado

Apesar do tradicional ser feito com pão de ló e doce de leite, hoje em dia já é possível encontrar diferentes sabores de bem casado e que fazem muito sucesso também.

Os dois sabores tradicionais são o com recheio de doce de leite ou recheio de baba de moça, mas outros já estão se tornando bem populares também, como é o caso do de brigadeiro, nutella, beijinho, churros, morango e muito mais.

Alguns dos sabores que vem sendo pedidos nas confeitarias são:

  • Recheio de maçã e canela: Massa de pão de ló com recheio de doce de maçã com pedacinhos da fruta e um toque de canela.
  • Bem casado de churros: inspirado nesse doce popular no país, é  coberto por canela, recheado com doce de leite e uma massa mais escura que lembra a massa de churros.
  • Leite ninho: O leite ninho é polvilhado por cima da massa de pão de ló, com recheio de doce de leite ninho ou nutella e unidos pela massa de pão de ló.
  • Beijinho: O recheio é de beijinho, com coco para finalizar por cima da massa.
  • Brigadeiro de chocolate belga: O bem casado de brigadeiro para ser considerado como um doce fino para casamento é recomendado que seja recheado com brigadeiro gourmet, geralmente feio com chocolate belga e produtos top de linha. Assim, apesar de parecer simples, tem um toque especial no doce.

Embalagens

Antes os bem-casados eram embalados apenas no papel alumínio, mas hoje em dia as suas embalagens são uma parte importante, principalmente para quem os faz para vender.  Pois hoje em dia além de serem uma lembrancinha dos eventos, também são usados na decoração e até mesmo para presentear.

No geral, os bem casados são vendidos de maneira individual, por isso, na hora de embalar é preciso levar isso em consideração. O mais tradicional é enrolado no papel com fitinhas de cetim. Além disso, alguns noivos adicionam tags com o nome do casal e/ou alguma mensagem personalizada para os convidados.

Mas outras embalagens foram surgindo, como em mini caixinhas personalizadas ou envoltos em paninhos coloridos que tenham relação com o tema do casamento.

Os noivos é que vão escolher o bem casado do casamento, mas você como confeiteira precisa conhecer os tipos de embalagem para oferecer as opções para os seus clientes. Algumas opções de embalagem são:

  • Papel crepom e fita de cetim – Tradicional
  • Paninho com tiras de corda ou sisal
  • Caixinha individual
  • Com tag e iniciais do casal
  • Com um tercinho no lugar da fita
  • Papel francês, um tipo de papel bordado que deixa o bem casado mais refinado

Mas lembre-se que independente da embalagem que você escolha, os bem-casados precisam de estar embalados em um plástico próprio para alimentos, para que não se misture com a embalagem e se desfaça ou ainda que contamine.

O bem casado perfeito

Cada confeiteira vai desenvolver os seus segredos na hora de fazer os doces, e com o bem casado não é diferente. Mas existem algumas características que independem do sabor do recheio precisam estar presentes para que se tenha um bem casado realmente gostoso e que as pessoas vão elogiar.

A massa é leve, fresca e aerada, por isso, o mais indicado é fazer com o pão de ló que tem essas características. O bem casado precisa ser bem recheado, mas não coloque tanto ao ponto de sair para os lados. Lembre-se que ele será embalado e provavelmente apertados. Ninguém vai querer comer o doce todo pegajoso depois.

Outro ponto que deve ser considerado é o formato, o mais tradicional é o bem casado quadradinho, com mais ou menos 5 cm. Mas não existe uma regra, bem casados em formato de coração ou até os redondinhos também são um sucesso.

Congelar os bem casados

Uma das características do bem casado é que ele tem uma massa fresquinha. Por isso, não é recomendado que você congele o bem casado dos seus clientes.

Já os noivos, se sobrarem bem-casados podem congelar por até 3 meses. Quando forem descongelados não terão a mesma consistência da massa fresca, mas o sabor é o mesmo. Sem ser congelado os bem-casados podem ser consumidos em até 7 dias, para isso os guarde em um local fresco e longe do calor para não derreter.

Vale a pena investir em um negócio de bem casados?

Bem casados pode ser um negócio lucrativo, pois são muitos casamentos celebrados todos os anos e com a popularização do doce em outras festas e ocasiões você sempre terá demanda de pedidos desse doce.

Se você quer se destacar, então faça cursos para aprender novos tipos de massas e recheios, assim, co variedade você consegue atrair cada vez mais clientes.

E não se esqueça de colocar seus dados de contato na embalagem do bem-casado, assim, os convidados que ficarem interessados podem entrar em contato diretamente com você para fazer encomendas.

Você já faz bem casados para vender? Nos conte nos comentários!

Brigadeiro Gourmet – Guia Completo

O brigadeiro é sem sombra de dúvidas o doce mais famoso do Brasil, de preparo simples, ao longo dos anos foi se tendo sua receita adaptada, ganhando novos sabores e até mesmo ingredientes mais nobres, que o tornaram o que chamamos hoje de brigadeiro gourmet.

Se você ainda está começando no mundo da confeitaria pode ter algumas dúvidas a cerca desse doce e o que torna um produto, além de saboroso, bem rentável.  Neste artigo vamos esclarecer tudo sobre esse doce. Confira o que você vai aprender:

[toc]

Onde surgiu o Brigadeiro

Além de ser um dos nossos doces mais famosos, o brigadeiro também foi criado aqui no Brasil, a data cerca é incerta, pois acredita-se que antes mesmo desse nome ele já era produzido, uma vez que o leite condensado já existia desde a década de 20.

Mas, segundo a versão mais famosa, o doce surgiu no Rio de Janeiro, no ano de 1946, quando Heloísa Nabuco de Oliveira, apoiava o Brigadeiro Eduardo Gomes, como candidato à presidência. Com isso, ela criou um doce, feito com leite condensado, manteiga, chocolate e ovos, e nomeou com a patente militar (brigadeiro) do seu candidato favorito.

Independente de essa ser a verdadeira história, o que realmente sabemos é que o doce se popularizou e ganhou o país todo,  onde é frequentemente presente em festas de aniversário, como um dos principais docinhos.

O que é brigadeiro Gourmet

Assim como a primeira receita de brigadeiro, que incluía ovos e que não são utilizados na receita atual.  Os ingredientes foram mudando ao longo do tempo, alguns foram substituídos por outros mais nobres, daí surgiu o brigadeiro gourmet.

Ele nada mais é do que o brigadeiro preparado com ingredientes nobres, desde o leite condensado, ao tipo de manteiga e também o chocolate escolhido. Além disso, foram acrescentados sabores além do tradicional de chocolate, com a mistura de coco, avelã, leite ninho, chocolate branco ou amargo, entre outros. Hoje em dia existem uma dezenas de sabores de brigadeiro gourmet que fazem a alegria dos amantes desse doce.

informações brigadeiro

Qual a diferença do Brigadeiro comum e do Gourmet

De modo geral, e simplificado, a diferença está nos ingredientes e no modo de preparo do doce. Para que um brigadeiro seja considerado como gourmet de verdade, ele precisa ter ingredientes de primeira qualidade, um puro cacau, ou chocolates importados, como o belga, manteiga de boa qualidade, etc.

Os confeitos para finalizar, também são de qualidade superior, pois o chocolate granulado comum dos supermercados pode apresentar uma taxa elevada de açúcares, o ideal são os confeitos com maior porcentagem de chocolate.

Ingredientes do Brigadeiro Gourmet

O brigadeiro comum, na maioria dos casos leva apenas 3 ingredientes, leite condensado, manteiga (margarina) e chocolate em pó (achocolatado.  Mas quando falamos no brigadeiro gourmet é preciso seguir a risca os ingredientes indicados na receita, pois são eles que vão proporcionar a textura e consistência que o doce vai ter.

Por exemplo, não adianta usar um chocolate importado, se no lugar de margarina usou a manteiga, a consistência não será a mesma, pois são ingredientes diferentes e que não podem se substituir.

Sabendo disso, listamos os principais ingredientes, e que estarão presentes em quase todas as receitas de brigadeiro gourmet:

Leite Condensado: O principal ingrediente de qualquer brigadeiro. Nesse caso, observe a quantidade indicada na receita. E procure utilizar sempre as marcas de melhor qualidade.
Chocolate: De preferência um chocolate importado, como o belga, ou algum nacional de primeira qualidade. É muito importante escolher um bom chocolate, pois o seu sabor predomina no doce, então, ao usar um chocolate de má qualidade, toda a receita pode dar errada, e não será considerado gourmet.
Manteiga: É necessário utilizar a manteiga de boa qualidade e em hipótese alguma você pode substituir por margarina.
Confeitos: Importantes para finalizar o brigadeiro, também precisam ser de boa qualidade. (Aproveite e conheça nosso guia de confeitos para Brigadeiro Gourmet)

Esses são os principais ingredientes e que sempre estarão presentes na receita de brigadeiro gourmet, mas além deles outros são acrescentados de acordo com o tipo de receita que você for fazer.

Utensílios para o brigadeiro

Usar os utensílios certos também são necessários para que o brigadeiro gourmet tenha o resultado esperado. Entre eles:

Panela de fundo grosso: Fazer o brigadeiro não é apenas colocar os ingredientes na panela e então mexer. As panelas precisam ter o fundo grosso, pois não vão esquentar rápido demais e assim não corre o risco de queimar o brigadeiro. Além disso, evite as panelas de alumínio, pois podem deixar o doce com gosto de queimado no fundo.
Medidor: Para colocar as medidas exatas da receita. Pois, colocar menos ou mais do que o recomendado pode prejudicar a receita.
Espátula: A espátula de silicone são mais higiênicas e fáceis de limpar, além de não soltar resíduos na panela.
Sabores mais vendidos de brigadeiro gourmet

Apesar de ter uma dezena de sabores de brigadeiro gourmet, alguns são os mais famosos e por isso são os principais nas vendas. Entre os sabores mais vendidos estão:

brigadeiro de leite ninho
brigadeiro de Nutella
brigadeiro de morango
brigadeiro de Oreo
brigadeiro de churros
brigadeiro de doce de leite
brigadeiro de paçoca
brigadeiro de coco
brigadeiro de limão siciliano
brigadeiro Romeu e julieta
brigadeiro de ovomaltine
brigadeiro de capuccino
brigadeiro de nozes
brigadeiro de caramelo
brigadeiro de brownie
Dicas para o brigadeiro perfeito

Apesar do preparo do brigadeiro ser bem simples, existem algumas dicas para não errar no ponto e na textura do brigadeiro. Algumas são bem simples, mas que as vezes passam batidas.

O ponto do brigadeiro é quando começa a desgrudar da panela, ainda assim, para ter certeza de que está no ponto certo e que, depois de esfriar, ele vai estar no ponto de enrolar, você pode inclinar a panela e ver se ele está desgrudando de todas as laterais e do fundo. Depois disso, desligue o fogo, mexa por cerca de mais 1 minuto e então vire em uma tigela. Lembrando que  o brigadeiro deve ser feito sempre em fogo baixo para evitar de que ele queime.


Caso você se esqueça de conferir o ponto e o brigadeiro fique muito duro, acrescente um pouco de leite e misture até ter o ponto certo.
Para as bolinhas, unte sua mão com margarina, assim elas vão deslizar mais facilmente e ficarão perfeitamente redondinhas.
Como armazenar o brigadeiro

O modo de armazenar os brigadeiros é muito importante, tanto para o transporte, em caso de encomendas, quanto para a exposição durante as vendas.

Posso congelar o brigadeiro gourmet?

Se você for fazer grandes quantidades de brigadeiro, não precisa se preocupar em perder eles, caso não consiga vender todos. Eles podem ser congelados, e de maneira correta duram por até 3 meses.

Para congelar você pode fazer o brigadeiro normalmente e depois passar plástico-filme ou colocar em marmitinhas de alumínio próprias para doces. No dia que for usar os brigadeiros, retire do freezer cerca de 1 hora antes da entrega. Não mexa nos brigadeiros para que eles não fiquem suados e assim atrapalhe a textura. Quando estiverem totalmente descongelados, verifique se as forminhas estão secas, caso tenham molhado, basta substituí-las.

Embalagens para brigadeiro

Existem diversas embalagens vendidas propriamente para guardar brigadeiros, as marmitinhas de alumínio, que citamos acima e que são muito usadas como lembrancinhas de festa. Além delas, tem as caixas de papelão, com diversos tamanhos, e até mesmo as caixas de ovos podem ser utilizadas para colocar os brigadeiros.

No caso de escolher as caixas de ovos, você deve comprar caixas novas, que são encontradas em lojas próprias para coisas de festa. Nessas lojas existem uma variedade enorme de embalagens para colocar os brigadeiros.

O mais importante é que eles fiquem em locais que não sejam úmidos ou quentes para não danificar a textura.

Como começar a vender os brigadeiros gourmet?

Começar um negócio de brigadeiro gourmet não é tão complicado, pois no começo você pode usar a sua própria cozinha, e conforme for aumentando suas vendas e encomenda ter seu próprio espaço.

Mas para que seu negócio der certo e realmente se torne lucrativo é preciso que você sempre se lembre de algumas coisas como:

Separe os ingredientes da sua casa, dos ingredientes do brigadeiro. Isso é essencial para que você saiba exatamente quanto gasta na sua produção e saiba se está dando lucro.
Você precisa ter os utensílios certos para produzir os brigadeiros, mesmo que comece com uma produção mais caseira.
Lembre-se que está montando um negócio, uma empresa, então não trate como um hobby e a leve a serio, fazendo controle de estoque, caixa, e outras questões administrativas.
Onde vender?

Os brigadeiros gourmets podem ser vendidos sob encomenda, em lojas ou até mesmo diretamente na sua casa. Para isso, é muito importante investir em uma boa divulgação, aposte nas redes sociais, no boca a boca, em todas as formas das pessoas saberem sobre o seu produto. Pois, mesmo ele sendo de qualidade é preciso que as pessoas o conheçam para comprar.

Preço?

O preço de venda dos brigadeiros pode variar de cada confeiteira, pois esse valor está diretamente ligado aos gastos com os ingredientes e também com a mão de obra.

Para conseguir precificar você precisa ter tudo anotado, quanto gastou de ingrediente em cada receita, qual o valor da sua hora de trabalho e ainda acrescentar entre 20% a 30% a mais para ser o valor de lucro. Como em cada região o valor dos ingredientes é diferente, o valor de venda dos brigadeiros também vai ser.

Como aprender a fazer Brigadeiro Gourmet e ter sucesso?

Com o curso de Brigadeiro Gourmet do Mundo dos Doces você aprende técnicas e receitas especiais para aprender a fazer brigadeiro gourmet e lucrar muito.

Se você quer investir nesse negócio, essa é a sua oportunidade. Além de um curso completo com mais de 30 receitas e técnicas explicadas passo a passo, em vídeo. Você ainda recebe bônus exclusivos para te ajudar a aperfeiçoar.

Clique aqui e veja como se tornar uma aluna e ter sucesso vendendo brigadeiro.

5 Dicas para tirar melhores fotos dos seus doces

Ao começa a vender seus produtos na internet existe algo muito importante e que as vezes não recebe a  devida importância, já que existe a crença de que o que importa de verdade é a qualidade dos doces.

A verdade é muitas vezes pensamos tanto apenas no produto e no ciente que esquecemos que as fotos de divulgação também são muito importantes, afinal, quanto mais atraentes, mais despertam a vontade de conhecer e experimentar os seus doces, por exemplo.

Se você não entende nada de fotografia, mas quer arrasar na hora de fazer seus posts, pode ficar tranquilo. Pois vamos dar as melhores dicas de fotografia de alimentos para que você tire as melhores fotos dos seus doces. Confira!

fotos geladinho boas

1-  Luz!

Muito mais importante do que a câmera que você tem é a luz que você usa. É possível ter belas fotos feitas de smartphones em uma boa luz, assim como péssimas fotos feitas em câmera profissionais que não tem luz boa.

Se você não tem um equipamento próprio de iluminação pode aproveitar de recursos que facilitam, por exemplo, coloque os produtos perto da janela e aproveite a luz natural, ou ainda, comprar lâmpadas de cores claras e fortes e assim conseguir iluminar bem o local.

Em último caso, você pode usar até mesmo a iluminação da lanterna do celular, para auxiliar. Basta pedir para que alguém segure o celular em cima do prato enquanto você registra.

2- Ângulos

O ângulo certo muda tudo na foto e se você aprender como usá-lo vai arrasar nas fotos de comida. Por exemplo, em algo dentro de um prato, colocar um zoom para aproximar mais da comida do que da composição da mesa é o mais recomendado.

Além disso, trabalhar nas cores, saturação, por exemplo, pode transformar a sua foto. E não precisa ser um expert em edição de imagens não, basta ter uma noção e um pouco de bom gosto que já ajuda. Vá explorando as possibilidades de cores até chegar em algo que você goste.

3- Preencha a foto

Não precisa de amontoar tudo em um lugar só, mas também não deixe espaços em branco parecendo que estava faltando alguma coisa. Preencha a foto de maneira proporcional.

Se estiver fotografando uma fatia de torta, por exemplo, coloque alguns morangos picados ao lado ou até mesmo uma calda. Isso já ajuda a dar a impressão de que o prato está bem servido, de maneira proporcional e bonita aos olhos.

4- Elementos estéticos

Muitas vezes o prato pode parecer sem cor, nessa hora é o momento de usar alguns truques para deixar o prato com mais cor, sem atrapalhar a proposta.

Em comidas doces, as frutas são as principais aliadas, uvas, morangos, kiwi, são ótimos para ajudar a deixar o prato mais alegre.

Se forem comidas salgadas, então pimenta biquinho, cheiro verde e outros temperos podem cumprir esse papel.

5- Esqueça o flash

Já falamos sobre a iluminação e aqui vamos reforçar, quanto mais natural melhor. Uma foto precisa ser bem iluminada, mas o flash não ajuda nesse caso. Prefira deixar a foto um pouco mais escura e depois trabalhar na edição, do que usar o flash e estragar a foto.

Se no momento que for tirar a foto não tiver luz natural, fique o mais perto possível de espaços com luz, use a lanterna de outro celular, mas não use o flash.

Essas 5 dicas são muito simples, mas que vão ajudar muito para quem está começando a expor seus produtos que quer ter boas fotos para anunciar. Siga elas e com certeza vai atrair os olhos dos seus futuros clientes.

Se tiver mais alguma dica que não falamos aqui, nos conte nos comentários. Vamos adorar saber quais são os truques que você usa nas suas fotos!

Corante para Chocolate: Aprenda como usar!

corante para chocolate

Quando se está trabalhando com doces e chocolates, a aparência é importante, principalmente quando se fala de decoração dos doces. E algo que gera dúvidas é sobre como tingir o chocolate, qual o melhor corante e como aplicar a técnica correta.

Neste artigo vamos ensinar a maneira certa de usar corante para chocolate e dicas para não danificar o seu produto. Continue lendo e confira!

corante para chocolateQual corante usar?

Antes de mais nada é preciso saber bem qual o corante usar na hora de tingir o chocolate, pois se ele tiver base de água pode danificar toda a receita, já que vai endurecer o chocolate.

Os corantes a base de água são hidrossolúveis, ou seja, dissolvem em água. Para usar no chocolate o recomendado são os corantes lipossolúveis, ou seja, dissolvidos em gorduras.

No caso do chocolate o indicado é o corante lipossolúvel. Existem diversas marcas e cores, então você tem muitas opções e escolha para deixar os seus doces com decorações mais atraentes.

corante alimentícioComo usar o corante no chocolate

Primeiramente, o melhor chocolate para ser tingido é o branco. Você pode até tentar tingir o chocolate marrom ou preto, mas não vai ter um cor vibrante. O máximo será uma derivação de marrons e cores escuras.

Já com o chocolate branco é possível ter uma infinidade de cores e tudo isso sem alterar a textura e o sabor. Por isso é tão importante que se utilize de um corante para chocolate feito especialmente para essa finalidade. Agora vamos a parte prática de tingir o chocolate

  1. Comece derretendo o chocolate, pode ser em banho maria ou no microondas
  2. A temperatura do chocolate deve seguir a receita que você estiver fazendo. Utilize um termômetro para te ajudar.
  3. Retire o chocolate do microondas, ou do fogão, coloque duas ou três gotas do corante e então misture  bem. É necessário ir misturando com calma para que chocolate continue na sua consistência.
  4. Pronto, agora o chocolate já está tingido e você pode usar na sua receita de acordo com as instruções de preparo.

Cores obtidas com o corante de chocolate

Acertar nas cores na hora de usar o corante de chocolate também pode ser uma dúvida, afinal, quantas gotas usar, quais cores misturar? Se essa também é sua dúvida, pode ficar tranquila, pois vamos mostrar quais as principais cores e o que fazer para chegar nelas.

  • Para ter um verde escuro: combine 3 gotas de corante verde e 1 ou 2 de amarelo
  • Ferrugem: combine 3 gotas de laranja e 1  de vermelho e um pouco de chocolate marrom;
  • Azul-marinho: combine 2 gotas de corante vermelho com 5 gotas corante azul;
  • Bordeaux: combine 5 gotas de corante vermelho com um pouco de corante preto;

O segredo é fazer as combinações aos poucos, primeiro coloque as cores que são em maior quantidade e depois vá acrescentando aos poucos algumas gotas do outro corante até chegar na tonalidade desejada. Fazendo assim, as chances de errar são menores.

Além disso, é possível descobrir novas opções de cores.

Onde encontrar corantes?

Os corantes para chocolate são vendidos em lojas de produtos de confeitaria e são fáceis de serem encontrados. Os preços são variantes, por isso, é preciso conferir em sua região, pois podem variar de cidade para cidade.

Aproveite essa dica e comece a deixar seus doces e sobremesas além de gostosos mais bonitos!

Como vender pelo Ifood? Veja como se cadastrar e aumentar as vendas!

A internet é uma grande aliada para quem deseja expandir o seu negócio. Além das redes sociais, que são uma ótima plataforma para divulgar seus produtos, existem aplicativos de serviço de entrega que podem ajudar e muito. Um desses é o Ifood, que reúne diversos restaurantes, confeitarias e lanchonetes para a venda e entrega de comida.

Ao colocar seus doces e sobremesas a venda no Ifood você tem a possibilidade de ser visto por um número maior de pessoas, que além de comprarem seus produtos, também vão conhecer sua loja e marca.

Neste artigo vamos ensinar como vender no Ifood, quais as taxas aplicadas e se vale a pena. Continue lendo e confira!

Cadastro no Ifood

Não existe muita complicação para começar a vender pelo Ifood, o que você precisa em primeiro lugar é de se cadastrar no site.

Para isso, acesse www.restaurante.ifood.com.br, esse é o endereço exclusivo para quem tem um negócio e deseja vender os produtos online.

Agora é a hora de fazer o cadastro. Para isso você precisa ter em mãos os seguintes documentos:

  • CNPJ;
  • Razão social;
  • Dados bancários (vinculados ao CNPJ) para recebimento.
  • Nome completo; RG e CPF do proprietário

É de extrema importância que seu estabelecimento tenha CNPJ, pois sem isso não é possível concluir o cadastro.

Com isso em mãos, você só precisa de completar o seu cadastro e esperar uma equipe do Ifood entrar em contato pelo telefone para ativar o seu cadastro.

Depois disso, você já pode inserir o seu cardápio no site, com descrição do prato, fotos e valores.

Requisitos para o cadastro

Para se cadastrar é preciso atender a alguns requisitos importantes como:

  • Ter embalagens próprias para delivery
  • Um computador ou notebook com sistema operacional windows para instalar o programa e receber os pedidos
  • Estar preparado para atender uma demanda alta, além da demanda normal do dia a dia do restaurante.
  • Ter um ou mais entregadores disponíveis ( ou contratar um do Ifood)

Quanto custa vender pelo Ifood?

Para começar a vender os seus produtos no Ifood não é de graça, mas o valor está dentro do possível. Ainda mais que a previsão é que aumente o faturamento em pelo em 50%.

Existem dois tipos de planos, o básico e o plano entrega:

  • Plano Básico: O seu estabelecimento é responsável pela entrega e paga uma taxa de 12% por cada pedido vendido. Se vender mais de R$1800,00 no mês é cobrada uma mensalidade de R$100 reais além da taxa.
  • Plano entrega: O Ifood disponibiliza entregadores para retirar o seu pedido e levar até o cliente. A taxa por pedido é de 27% em cada item e a mensalidade é de R$130 reais se vender acima de R$1800,00 no mês.

vender pelo ifoodComo vender

Além de vender, o que muitos querem é vender bem e muito no Ifood e para isso existem algumas dicas que podem ajudar você a vender ainda mais:

  • Agilidade na entrega: Quanto mais rápidos e em bom estado chegarem os pedidos melhor serão as avaliações do restaurante.
  • Fotos dos pratos: Boas fotos ajudam os clientes a decidirem fazer o pedido. Tire fotos reais, mas que valorizem o seu produto.
  • Observe os comentários dos clientes e quando houver críticas responda o quanto antes.
  • Fique de olho nas ferramentas oferecidas pelo o próprio aplicativo que te ajudam a monitorar o fluxo de vendas e informam os pontos que precisam ser melhorados.

Vale a pena vender no Ifood

Por fim, uma dúvida recorrente é se vale a pena vender no Ifood, afinal existem taxas e mensalidades a serem pagas, que muitas vezes acabam refletindo no valor final do produto para os clientes.

Mas a verdade é que vale a pena sim, principalmente para quem está começando, não tem muitas encomendas e tem disponibilidade de tempo para produzir conforme a demanda do app.

Além disso, como já falamos acima, é mais uma maneira dos clientes conhecerem a sua marca e os seus produtos.

De qualquer maneira, sempre vale fazer o teste e caso você não fique satisfeito pode cancelar a qualquer momento e sem custo algum.